Porquinho da Índia
O porquinho da Índia foi introduizido na Europa há cerca de 400 anos e o seu nome deve-se a um erro dos navegadores espanhóis que atracaram no Perú pensando terem chegado a terras da Índia. Aí comiam um churrasco de um dito animal chamado Cuí (nome que vem do som que emite). Gostaram tanto deste animal que o trouxeram para a Europa onde rapidamente ganhou popularidade não como alimento mas como animal de estimação.
O carácter carinhoso e o seu ar de mascote, levou a que fosse cada vez mais acarinhado e faz dele um caso de sucesso como animal de companhia.
Muito rústico, este animal adapta-se facilmente a qualquer ambiente, exigindo apenas um local bem seco e que receba luz do dia. Não requer uma gaiola muito grande (no mínimo 80×40cm, mas quanto maior, melhor!). Para melhorar o conforto disponibilize uma casinha para que se possa resguardar do frio.
São animais sociais que não gostam de estar sozinhos. O melhor é ter um par do mesmo sexo, dado que os porquinhos como todos os roedores, têm grandes ninhadas num curto espaço de tempo.
A fêmea pode ter entre 1-6 crias, que nascem já com os olhos abertos, prontas a descobrir o mundo.
Alimentação
Devem comer ração própria para porquinho-da-índia. Pode repartir o alimento por duas refeições diárias, mas se optar por apenas uma deve fazê-la no final da tarde. Deve completar-se recorrendo a alimentos frescos como tomate, cenoura, verduras, pepino, salsa, entre outros, procurando sempre uma alimentação variada.
O feno é fundamental para o desgaste correcto os dentes e para regular o funcionamento intestinal, constituindo grande parte da dieta estando diponivel permanentemente.
Mantenha sempre água fresca à disposição do animal mesmo durante a noite.
Os porquinhos necessitam diariamente de uma determinada dose de Vitamina C, pois o seu organismo não é capaz de a produzir, a sua carênvia pode levar a problemas de pêlo e dificuldades de locomoção, devendo por isso ser administrada ração com Vit. C incorporada ou melhor ainda usando suplementos alimentares (Nota importante: a vitamina C deve ser guardada afastada da luz)
Higiene
Os próprios porquinhos mantêm a sua higiene. Lambem-se, limpam o pêlo, e segregam um liquido branco dos olhos que os ajuda a limpar a face. No caso de terem pêlo comprido devem ser escovados uma vez por semana.
A base da gaiola deve ser coberta com produtos que absorvam a humidade e o odor dos excrementos e asseguaram a maior higiene (hamster litter ou fresh’n’easy)