Íctio Ponto Branco (Ichthyophthirius multifiliis)
O Ichthyophthirius multifiliis é um parasita ciliado unicelular que no estado adulto atinge 0,2-1mm de diâmetro .
Os peixes são infectados no estágio de natação livre e activa dos parasitas.
Caso se fixem a um peixe, furam rapidamente a camada exterior da pele e vivem entre a pele e os tecidos por baixo desta, alimentando-se de fluidos corporaios e células da pele. Permanecem na pele e crecem durante 3 semanas, dependendo da temperatura da água; o crescimento pára abaixo dos 10ºC e é muito rápido a temperaturas tropicais.
Sinais de infecção
Os peixes afectados tentam manter as barbatanas fechadas e roçam-se contra objectos duros. Os parasitas veem-se brancos, do tamanho de uma cabeça de alfinete, fixos nas barbatanas e no corpo.
O íctio não deve ser confundido com os tubérculos brancos que aparecem nas barbatanas peitorais e nos opérculos dos peixes macho, em particular nos cometas na época de acasalamento.
Tratamento recomendado
Existem vários produtos disponíveis no mercado para o controlo do ìctio, quase todos tendo pr base o verde de malaquite. É mais fácil combater o parasita na fase livre do que quando já estão fixos. Informe-se junto do nosso balcão qual o mais indicado e quais os protocolos de tratamento.
Métodos alternativos são a utilização de filtros com diatomáceas, ou a utilização de UV acoplados ao filtro, lâmpada deve ter a potência de cerca de 10% do volume da água (ex 100l/10w)