O que é a Leishmaniose?
A leishmaniose canina é uma doença, transmitida entre animais, através da picada de um mosquito infectado. É uma doença que pode inclusivamente afectar os humanos, se bem que no nosso país os casos de infecção em humanos não são muito frequentes.
Esta doença, quando não detectada a tempo pode ter consequências muito graves e inclusivamente levar à morte do seu animal. Infelizmente não há vacinas disponíveis para prevenir esta doença e o tratamento não leva a uma “cura” mas sim há redução evidente dos sintomas; quase que se poderia dizer que passará a ser uma doença crónica. Importa referir, que hoje em dia, e se diagnosticada a tempo, a leishmaniose está longe de ser uma “setença de morte”.
Os sintomas da doença podem ser vários e insidiosos, desde simples feridas que tardam em sarar até insuficiências renais graves. Os primeiros sintomas tendem a ser a prostração ligeira, perda de apetite, emagrecimento, unhas compridas demais, descamação da pele, etc…
As melhores formas de prevenir a doença passam pela prevenção do contágio, logo, do agente trasmissor da doença:
- evitar águas paradas perto dos animais, evitar passeios ao amanhecer e entardecer (principalmente nos meses mais quentes), fazer uma correcta administração dos agentes repelentes já disponíveis e, se viver em zona endémica despistar a presença da doença, junto do seu veterinário.
Informe-se na sua/nossa loja de animais para saber que meios pode utilizar para tentar reduzir ao máximo o risco de contágio e na dúvida contacte o seu veterinário.
Dr. Nuno Gomes da Silva (M.V)