Picacismo em Psitacídeos
Uma das situações mais complicada e frustrantes de resolver para o veterinário especialista em animais exóticos é o do picacismo nos papagaios e periquitos. Ou seja, comportamento aberrante de destruirem as próprias penas.
O desenvolvimento deste comportamento parece estar associado à chamada “condição de cativeiro”. As espécies com maior pre-disposição são o papagaio cinzento africano e as catatuas, se bem que outras podem também ser afectadas.
Antigamente julgava-se que os animais que desenvolviam este tipo de comportamento ou eram neuróticos ou estariam sexualmente frustrados, no entanto outras causas têm sido avançadas:
- Desiquilibrios hormonais
- Factores ambientais: obscuridade, flata de arejamento, humidade baixa, incapacidade de se banhar e repouso inadequado
- Dermatoses infecciosas (fungos, bactérias, parasitas)
- Nutrição inadequada (exclusivamente sementes de girassol)
- Falta de exposição à luz natural
- Doença sistémica
- Toxinas (ex: exposição ao fumo do tabaco, etc)
- Se nehuma destas se aplicar, seguramente a causa é verdadeiramente comportamental, algumas dicas importante para dar ao seu veterinário.
- Quando é que se pica? Quando está sozinho?Com o dono?
- Que quantidades arranca? Poucas só as da cobertura; tem àreas limitadas ou é todo o corpo?
- Em que zona do corpo?
Portanto, ter as melhores condições físicas (ex: luz adequada) e uma alimentação correcta, podem reduzir em grande parte as causas possiveis deste problema. Na MafraZoo temos produtos das melhores marcas para o ajudarmos a garantir a saúde do seu companheiro de penas, faça-nos uma visita.